Blog
Levantamento topográfico sobre a ponte do rio Taquarimbó.
Inicialização e configuração da base GNSS, sobre o marco de apoio para o rastreio dos pontos ao longo do eixo da RS 168.
Execução do levantamento sobre o eixo da RS-168.
Montagem e Treinamento com Técnicos Responsáveis das Empresas Agostini e Eco máquinas.
1-Técnico responsável da empresa Agostini e equipe treinada.
2-Treinamento realizado pela empresa Agostini. Equipamentos para produção de artefatos de concreto.
3- Equipe em treinamento pela empresa Agostini.
4 e 5 -Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo em visita ao laboratório de Tecnologia da Construção Setor de Produção de Artefatos construtivos.
6- Técnico da empresa Eco Máquinas passando instruções de uso das máquinas de produção de blocos de solo-cimento à equipe técnica do projeto.
7-Triturador de solos em operação. Inicio do processo para a produção dos blocos de solo-cimento.
No mês de setembro, os acadêmicos do curso de Agronomia Daniel Nunes Krum, Guilherme Guerin Munareto, Gustavo Lamana, Jéssica Santi Boff, Lenon Vaz, Nádia Mariane Mucha e Thaylana Souza aprovaram oito trabalhos completos e que serão capítulos do e-book do IV Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas.
Os acadêmicos são do 4°, 6º, 8º e 10º semestres de Agronomia e desenvolvem projetos de iniciação científica sob orientação dos professores doutores Júlio Cesar Wincher Soares e Claiton Ruviaro sobre agricultura, pecuária (gestão de pastagens) e silvicultura digital, utilizando ferramentas de mapeamento digital de solos, como: posicionamento por satélites, geoestatística, funções de pedotransferência, simulações espaciais, álgebra de mapas, dentre outras. Os estudantes pesquisaram a fertilidade física e química dos solos, sequestro de carbono, levantamento de solos, manejo e conservação dos solos e da água.
As pesquisas foram apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC – URI), Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).
Conforme o professor Júlio, que também faz parte do comitê científico do evento, o congresso terá como tema central “Agricultura Digital: Inovação para a eficiência e a preservação da produtividade” e será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, no município de Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul. Espera-se um grande público entre professores, pesquisadores e extensionistas, profissionais da iniciativa privada, estudantes de graduação, pós-graduação e agricultores do Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
O grupo de pesquisa dedica os trabalhos ao colaborador Paulo Eraldo Ferreira do Carmo, que trabalhava na URI Santiago e faleceu na última semana. Paulo também era Biólogo e acadêmico de Pedagogia e estava desenvolvendo ferramentas pedagógicas para a conscientização sobre a importância dos solos para o ensino médio e fundamental.
No dia 21 de junho de 2016, Terça-Feira, a equipe do projeto “Otimização da matéria-prima com vistas no reaproveitamento de resíduos descartados pela indústria moveleira de Santiago-RS” reuniu-se no PMTVJ – Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari, para debater e discutir estratégias de vendas para a empresa ECOLINE.
Na ocasião, em primeiro momento, foi apresentada a situação atual da empresa e exposição de protótipos que estão sendo fabricados atualmente pela fábrica. Logo após, a equipe técnica do NEPI, apresenta estratégias a serem tomadas para o desenvolvimento nas áreas de marketing e vendas.
Entrega das Apostilas – Projeto Moveleiros
COLETA E TRITURAÇÃO DOS RESIDUOS INAPROVEITÁVEIS PARA OUTROS USOS
PREPARAÇÃO DA MASSA INTERNA COM MATERIAL TRITURADO E COLA (CASCAMITE/FARINHA E CATALIZADOR DE ACORDO COM ORIENTAÇÕES DO FABRICANTE).
PREENCHIMENTO INTERNO DA CHAPA COM O MATERIAL HOGENEIZADO E COLOCAÇÃO DA CAPA EXTERNA E PRENSSAGEM DA MESMA ( A PRENSA ATINGE 12 kg/cm2)
DEPOIS DE PRENSADOS OS PAINEIS SÃO REFILADOS E NELES EXECUTADO O TIPO DE ENCAIXE ESCOLHIDO (MACHO x FEMEA; MEIA MADEIRA ou com PERFIS DE ALUMINIO OU MADEIRA) E A MONTAGEM DOS MESMOS. ABAIXO EXPERIÊNCIAS EM DIFERENTES SITUAÇÕES, COMO DIVISÓRIAS DE LABORATÓRIOS E ESTANDES DE FEIRAS.
Seção de rastreio do RN na praça central de São Vicente do Sul.
No dia 13 de junho de 2016, Segunda-Feira, a equipe do projeto “Otimização da matéria-prima com vistas no reaproveitamento de resíduos descartados pela indústria moveleira de Santiago-RS” reuniu-se no PMTVJ – Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari, para debater e discutir estratégias de vendas para a empresa ECOLINE.
Curso realizado no projeto Implantação da Rede Cadastral Municipal em São Vicente do Sul – RS ministrado pelo Professor Attus Pereira Moreira.
Realização de uma base para o marco geodésico de São Vicente do Sul.
Professor Attus pereira Moreira calculando o nível das ruas de São Vicente do Sul.
Marco Geodésico sendo implantado em uma propriedade rural pelo projeto ‘’Desenvolvimento e Aplicação piloto de um Cadastro Territorial Multifinalitário Rural Georreferenciado’’
Catalogação dos marcos geodésicos antes de sua instalação.
Professor Attus Pereira Moreira
Professor Clovis Fernando Bem Brum
Equipe organizadora do evento
Entrega de mudas para agricultores na região do Vale do Jaguari pelo projeto ‘’Fortalecimento da Cadeia Apícola’’
Mudas da espécie melífera ora pronobis produzidas pelos estagiários na estufa experimental junto com seu supervisor Dr. Júlio César Wincher
Apiário modelo