Acadêmicos aprovam oito trabalhos em evento internacional

No mês de setembro, os acadêmicos do curso de Agronomia Daniel Nunes Krum, Guilherme Guerin Munareto, Gustavo Lamana, Jéssica Santi Boff, Lenon Vaz, Nádia Mariane Mucha e Thaylana Souza aprovaram oito trabalhos completos e que serão capítulos do e-book do IV Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas. 

Os acadêmicos são do 4°, 6º, 8º e 10º semestres de Agronomia e desenvolvem projetos de iniciação científica sob orientação dos professores doutores Júlio Cesar Wincher Soares e Claiton Ruviaro sobre agricultura, pecuária (gestão de pastagens) e silvicultura digital, utilizando ferramentas de mapeamento digital de solos, como: posicionamento por satélites, geoestatística, funções de pedotransferência, simulações espaciais, álgebra de mapas, dentre outras. Os estudantes pesquisaram a fertilidade física e química dos solos, sequestro de carbono, levantamento de solos, manejo e conservação dos solos e da água.

As pesquisas foram apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC – URI), Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

Conforme o professor Júlio, que também faz parte do comitê científico do evento, o congresso terá como tema central “Agricultura Digital: Inovação para a eficiência e a preservação da produtividade” e será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, no município de Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul. Espera-se um grande público entre professores, pesquisadores e extensionistas, profissionais da iniciativa privada, estudantes de graduação, pós-graduação e agricultores do Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Saiba mais sobre o evento

O grupo de pesquisa dedica os trabalhos ao colaborador Paulo Eraldo Ferreira do Carmo, que trabalhava na URI Santiago e faleceu na última semana. Paulo também era Biólogo e acadêmico de Pedagogia e estava desenvolvendo ferramentas pedagógicas para a conscientização sobre a importância dos solos para o ensino médio e fundamental.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *