NOVOS PRODUTOS A PARTIR DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO VALE DO JAGUARI/RS

Convênio: SCIT /2014

Processo: 348-25.00/14-4

Fiscal:

Modalidade: Participação Popular e Cidadã [2013/2014]

x Edital [01/2014]

COREDE: VALE DO JAGUARI

Nome do Polo: POLO DE MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA VALE DO JAGUARI

Gestor (a): Clóvis Ben Brum

Email: clovisbb@urisantiago.br

Telefone: (55)3251 3151

Celular: (55)9972-7493

APRESENTAÇÃO

Município: Santiago

Área de Abrangência: Arquitetura

Coordenador: Prof. Msc. Rodrigo Barcelos Pinto

Email: rodrigo.pinto@urisantiago.br

Telefone: (55)3251-3151

Celular: (55)3251-3157

SIGNATÁRIOS DO CONVÊNIO:

Unidade Executora: Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões – URI Câmpus Santiago

Responsável Legal: Diretor Francisco Assis Görski

Mantenedora: FURI – Fundação Regional Integrada

Responsável Legal: Bruno Ademar Mentges

Data de Assinatura: 99/99/9999

Data de Pagamento: 99/99/9999

Data de Vencimento: 99/99/9999

Última atualização: 01/01/2012 LUCIANO ANDREATTA

I. OBJETO
Desenvolvimento de novos produtos a partir da indústria da construção civil na Região do Vale do Jaguari.
II. OBJETIVO GERAL
Propor novos elementos construtivos a serem usados na construção civil a partir dos resíduos gerados por essa atividade no Vale do Jaguari, mitigando os impactos ambientais.
III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar e avaliar quantitativamente os tipos de resíduos sólidos gerados pelo setor industrial da construção civil e afim na região do Vale do Jaguari/RS, observando a atual destinação dos mesmos com os passivos ambientais gerados;
• Propor novos elementos construtivos a partir dos resíduos da construção civil e indústrias afins (olarias, marmorarias, gesseiros e areieiras) que possam ser usados especialmente em habitações de interesse social;
• Colaborar com a política de gestão dos resíduos sólidos e política de habitação de interesse social nas cidades do Vale do Jaguari/RS com geração de emprego e renda;
IV. METAS

1. Desenvolver pelo menos três protótipos de novos artefatos para a construção civil (tijolos, blocos de vedação e elementos para pavimentação) a partir da utilização dos resíduos gerados pela indústria da construção civil e afins na região do Vale do Jaguari/RS, a partir de consulta aos agentes envolvidos na Construção Civil (Arquitetos, Engenheiros, Biólogos, Geólogos, Técnicos e mestres de obras) Comprovação da meta: envio de relatório contendo boletim técnico com as características físico-químicas dos resíduos e especificações dos protótipos desenvolvidos, bem como atas das reuniões realizadas com os agentes envolvidos que trataram das definições dos protótipos a serem desenvolvidos.

2. Propor e testar uma nova formulação para a produção de tijolos feitos a partir de solocimento usando resíduos de gesso e pó de rocha proveniente de marmorarias, considerando as características físico-químicas dos mesmos.

Comprovação da meta: envio de relatório contendo boletim técnico com as características físico-químicas dos resíduos e especificações dos protótipos desenvolvidos com respectivos boletins técnicos.

3. Realizar palestra de conscientização e gestão ambiental para às empresas do setor da construção civil na região e para profissionais envolvidos no setor, envolvendo pelo menos 40 participantes.

Comprovação da meta: envio de relatório contendo o assunto abordado, material de divulgação, lista de presença e fotografias

4. Publicar os resultados da pesquisa por meio da submissão de artigo científico.

Comprovação da meta: envio de relatório contendo os artigos elaborados e documento de comprovação de submissão ou publicação

5. Realizar 02 seminários na área gestão de resíduos sólidos da construção civil visando à discussão e socialização de conhecimentos acerca do tema para os agentes envolvidos na construção civil (Arquitetos, Engenheiros, Biólogos, Geólogos, Técnicos e mestres de obras), acadêmicos (dos cursos de áreas afins visando futuros empreendedores), autoridades e comunidade em geral, envolvendo pelo menos 40 participantes em cada um dos seminários.

Comprovação da meta: envio de relatório contendo, o assunto abordado, material de divulgação, a lista de presença e fotografias do evento.

6. Realizar 01 workshop para empresários da construção civil, Arquitetos, Engenheiros, Biólogos, Geólogos, Técnicos e mestres de obras com apresentação dos resultados da pesquisa e dos protótipos dos novos produtos gerados e desenvolvidos a partir do projeto incluindo visita técnica as instalações do laboratório de construção civil com demonstração das etapas de produção e distribuição de cartilha técnica, envolvendo pelo menos 40 participantes.

Comprovação da meta: envio de relatório contendo o assunto abordado, material de divulgação, a lista de presença, cópia da cartilha técnica e fotografias do evento.

 

 

TOTAL GERAL DO PROJETO (a + b) R$ 1.244.779,39

VII. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

O desembolso dos recursos da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – SCIT será realizada em uma única parcela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *