Otimização da matéria-prima com vistas ao reaproveitamento dos resíduos descartados pela indústria moveleira de Santiago – RS

Convênio: SCIT 15/2012

Processo: 446-25.00/12-0

Modalidade: Participação Popular e Cidadã [ ] X Edital [01/2012]

Nome do Polo: Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari

Gestor (a): Clóvis Fernando Ben Brum COREDE: Vale do Jaguari

APRESENTAÇÃO

Área de Abrangência: Arquitetura e Moveleira

Coordenador: Nelci Fatima Denti Brum

Email: nelcy@urisantiago.br
Telefone: (55) 3251-3251

Celular: (55) 99612974

SIGNATÁRIOS DO CONVÊNIO:

Unidade Executora: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Responsável Legal: Luiz Mario Silveira Spinelli

Mantenedora: Fundação Regional Integrada

Responsável Legal: Bruno Ademar Mentges

SIGNATÁRIOS DO 2º ADITIVO:

Unidade Executora: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Responsável Legal: Luiz Mario Silveira Spinelli

Mantenedora: Fundação Regional Integrada

Responsável Legal: Bruno Ademar Mentges

Data de Assinatura: 27/12/2012

Data de Pagamento: 26/03/2013

Data de Vencimento: 26/08/2016 (TO 2 meses + TA 12 meses + TA 6 meses)

Última atualização: 20/01/2015 Carla Andrade

I. OBJETO
Aproveitamento de resíduos no setor moveleiro.
II. OBJETIVO GERAL
Desenvolver tecnologicamente a produção de painéis divisórios para habitações de caráter social e produtos artesanais a partir da utilização da matéria-prima oriunda da fabricação de móveis sob medida, visando à redução e o reaproveitamento dos resíduos.
III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Propor formas de melhorar o aproveitamento das Chapas Melamínicas, BP, MDF, etc.
  •  Manter a produção do móvel sob medida com padrão dimensional que atenda o consumidor sem gerar resíduos desnecessários;
  • Transformar os resíduos descartados em possibilidade de produção artesanal de larga escala;
  • Gerar novos empregos a partir do reaproveitamento dos resíduos descartados;
  • Ampliar os lucros da indústria moveleira através da redução do desperdício de matéria-prima;
  • Agregar valor ao produto principal (móveis sob medida);
  • Ampliar o mercado de abrangência do produto quanto à padronização e produção dos subprodutos;
  • Transformar os resíduos através de trituração, moagem e prensagem em painéis divisórios para uso em habitações de interesse social.

IV. METAS

1. Desenvolver um método para produzir painéis a serem utilizados em divisórias de habitação, a partir da utilização de resíduos da indústria moveleira.

Comprovação da meta: enviar relatório contendo a descrição do processo de produção dos painéis a serem utilizados em divisórias para habitação.

2. Apresentar a relação dos fabricantes artesanais e a quantidade dos resíduos aproveitados por eles referente aos móveis sob medida, provenientes da indústria moveleira de Santiago.

Comprovação da meta: enviar relatório contendo o nome das empresas, localidade, quantidade de resíduos aproveitados e o tipo de produtos artesanais desenvolvidos.

3. Elaborar um material informativo (cartilha) para o setor moveleiro, contendo o método utilizado na produção de móveis sob medida, com o intuito de reduzir a produção de resíduos.

Comprovação da meta: publicar material no site oficial da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, por um período, de no mínimo (1) um ano.

4. Promover um curso de sensibilização para o setor moveleiro, com duração de 20 horas, no mínimo, para 20 empresários no município de Santiago/RS.

Comprovação da meta: enviar relatório contendo o material de divulgação do curso, a programação, apostilas, a lista de presença assinada pelos participantes (no formulário-padrão SCIT) e fotografias do curso.

5. Realizar, no mínimo (1) um treinamento, com duração de 50 horas, para turmas com 40 profissionais atuantes do setor sobre gestão e processos produtivos.

Comprovação da meta: enviar relatório contendo o material de divulgação do treinamento, a programação, apostilas, a lista de presença assinada pelos participantes (no formulário-padrão SCIT) e fotografias do treinamento.

6. Realizar 1 (um) workshop para, pelo menos, 50 pessoas (cinquenta) participantes – dentre os quais serão profissionais atuantes, comunidade, autoridades da região e acadêmicos – apresentando os resultados do projeto com os novos produtos gerados a partir dos equipamentos, com duração mínima de 4 horas. (Texto da meta ajustado conf. OF GAB SCIT 387/2014 de 29/04/2014)

Comprovação da meta: enviar relatório contendo o material de divulgação do workshop, a programação do evento, a metodologia do evento, a lista de presença assinada pelos participantes (no formulário-padrão SCIT) e fotografias do workshop.

7. Realizar 1 (um) curso de 20h (vinte horas), para pelo menos 20 (vinte) profissionais da indústria moveleira e demais interessados, referente a segurança do trabalho e qualificação profissional quanto a utilização dos equipamentos adquiridos pelo projeto. (Meta incluída conf. OF GAB SCIT 387/2014 de 29/04/2014)

Comprovação da meta: enviar relatório contendo o material de divulgação do workshop, a programação do evento, a metodologia do evento, a lista de presença assinada pelos participantes (no formulário-padrão SCIT) e fotografias do curso.

 

Total contrapartida Universidade (b1+b2+ b3) R$ 122.923,60

TOTAL GERAL DO PROJETO (a+b) R$ 497.523,60

VII. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

O desembolso dos recursos da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – SCIT será realizada em uma única parcela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *