Convênio: SCIT 23/2012 FPE: 3833/2012
Processo: 456-25.00/12-2
Modalidade: Participação Popular Cidadã [2011/2012]
Edital [01/2012 ]
Nome do Polo: POLO DE MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO VALE DO JAGUARI
Gestor (a): Clóvis Fernando Ben Brum Celular: (55) 3251-3157
COREDE: Vale do Jaguari
APRESENTAÇÃO
Área de Abrangência: Engenharia Agrícola
Coordenador: Attus Pereira Moreira
Email: attus@urisantiago.br
Telefone: (55) 3251-3251
Celular: (55) 9971- 4499
SIGNATÁRIOS DO CONVÊNIO:
Unidade Executora: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Responsável Legal: Luiz Mario Silveira Spinelli
Mantenedora: Fundação Regional Integrada
Responsável Legal: Bruno Ademar Mentges
Data de Assinatura: 27/12/2012
Data de Pagamento: 26/03/2013
Data de Vencimento: 26/02/2017 3º T. Aditivo (TO 2 meses + TA 12 meses +TA 06 meses + TA 06 meses)
Última atualização: 30/06/2016 Carla Andrade
I. OBJETO
Desenvolvimento e Aplicação Piloto de um Cadastro Territorial Multifinalitário Rural Georreferenciado
II. OBJETIVO GERAL
Desenvolver e aplicar em área piloto de aproximadamente 1.500 ha localizada no Vale do Jaguari um Cadastro Técnico Multifinalitário Rural Georreferenciado (CTMRG).
III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Geração de dados que fundamente a proposição para a elaboração de uma lei específica; Criação de uma base cadastral centralizada de imóveis rurais; Gerenciamento eficiente e eficaz, padronização dos métodos de levantamento; Disponibilização e compartilhamento com todos os cadastros temáticos e com a sociedade/usuários (INCRA, IBGE, Receita Federal, Prefeituras Municipais, Sindicatos Rurais e Órgãos de Planejamento em todos os níveis administrativos). Executar o levantamento da poligonal principal e das características (cadastro CTMRG) de cada propriedade; Elaborar o laudo de cobertura vegetal e dos “grids” de localização das amostragens de solo.
IV. METAS
1. Realizar o levantamento da poligonal principal e das características (cadastro CTMRG) de no mínimo 10 propriedades existentes na área piloto de aproximadamente 1.500 ha.
Comprovação da meta: Relatório técnico detalhado contendo os levantamentos realizados.
2. Elaborar o laudo de cobertura vegetal e os “grids” para a identificação e ensaios dos solos, nas áreas agricultáveis de no mínimo 10 propriedades levantadas.
Comprovação da meta: Relatório técnico detalhado contendo os laudos realizados.
3. Analisar a documentação e organizar os arquivos de dados, envolvendo as matrículas das 10 glebas levantadas.
Comprovação da meta: Relatório técnico detalhado contendo as matrículas realizadas.
4. Processar e compilar os dados de campo, para a execução de no mínimo 50 mapas georreferenciados, tendo em vista a Certificação junto ao INCRA e elaboração dos mapas para as práticas de AGRICULTURA DE PRECISÃO.
Comprovação da meta: Relatório técnico detalhado contendo os mapas georreferenciados gerados.
5. Realizar no mínimo 10 ensaios geotécnicos sobre fertilidade da terra para formulação de propostas de correção dos solos, através da programação de taxas de aplicação de fertilizantes em taxas variáveis.
Comprovação da meta: Relatório técnico detalhado contendo os ensaios geotécnicos e os laudos gerados.
6. Realizar no mínimo 4 cursos: “Curso de Atualização e Treinamento em Cadastro Técnico Multifinalitário Georreferenciado”, com carga horária total de 60 horas cada curso, para turmas de 30 técnicos ou profissionais da área, pertencentes às prefeituras dos 9 municípios circunscritos ao Corede Vale do Jaguari, ou pessoas indicadas por elas.
Comprovação da meta: Relatório contendo o material técnico da capacitação, programa do curso, divulgação do curso, lista de presenças com carga horária (em formulário-padrão DCIT) e fotografias do evento.
7. Confeccionar um mapa de fertilidade para, pelo menos, 3 (três) propriedades rurais, correlacionando os aspectos identificados no solo com a cultura a ser implantada em cada local. Sugerir melhorias que resultem em melhor custo/benefício e aumento de renda aos produtores das propriedades selecionadas. Meta incluída conforme Of. GAB. SCIT 424/2013 (fls.207/208)
Comprovação da meta: envio de relatório contendo os mapas confeccionados, as melhorias sugeridas e a forma de implantação nas propriedades.
8. Realizar a demarcação e mapeamento do perímetro (urbano e rural) do município de Santiago.
Comprovação da meta: Apresentação do mapa final do perímetro do município de Santiago-RS, em formato dwg (CAD), contendo dados georrefernciados, o levantamento cadastral fornecido pela prefeitura municipal. O Mapa deverá ser acompanhado pela tabela de taributos, por fotos de cada vértice devidamente identificado, e documento oficial de recebimento assinado pelo Sr. Prefeito de Santiago-RS ou representante legal.
9. Realizar o cadastramento ambiental rural (CAR) georreferenciado de, pelo menos, 04 propriedades rurais de área total até 4 (quatro módulos rurais) cada uma, localizadas no entorno da Universidade. Cada cadastramento deve conter, pelo menos, as seguintes infirmações: Localização (coordenadas geográficas), área total, tipo de terreno, MDT (modelo digital de terreno) OBS.: Um módulo rural é igual a 35 hectares.
Comprovação da meta: Elaborar relatório técnico contendo a metodologia de campo, as informações obtidas para cada uma das 04 (quatro) propriedades cadastradas, mapas contendo as informações obtidas sobre cada uma das propriedades (perímetro, área total, localização geográfica, atividade principal da propriedade. Deve ser apresentado um mapa das propriedades abordadas, em formato dwg, juntamente com a tabela de atributos.
V. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
VI. CRONOGRAMA AJUSTADO – 1º Termo Aditivo – 12 meses
Cronograma – 2º Termo Aditivo – 06 Meses
Cronograma – 3º Termo Aditivo – 06 Meses
VI. PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS
a) APOIO DA SECRETARIA – SCIT
a1) Equipamentos e Outros Materiais Permanentes
b) CONTRAPARTIDA DA UNIVERSIDADE
b1) Pessoal
b3) Serviço de Terceiros
Total Contrapartida da Universidade (b1 + b2 + b3) R$ 188.789,72
TOTAL GERAL DO PROJETO (a+b) R$ 623.149,72
VII. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO
O desembolso dos recursos da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – SCIT será realizada em uma única parcela.